O tenista João Sousa mostrou hoje ser o incontestável líder da seleção portuguesa, ao dar uma demonstração de maturidade e o 1-0 frente à Eslovénia, na eliminatória inicial do Grupo I da zona Europa/África da Taça Davis.
O número um português venceu o esloveno Janez Semraj, por 6-1, 6-4, 4-6 e 6-0, provando o seu "nível superior".
"Acho que comecei com muita garra, muito focado. Desde o princípio que estava muito centrado. Sabia que tinha um nível superior ao dele", descreveu o português à Agência Lusa.
A vitória de Sousa começou a desenhar-se cedo, ainda no sorteio que ditou que Portugal serviria primeiro. A pequena vantagem técnica foi aproveitada, de imediato, pelo número um português, que quebrou o serviço de Semraj no quarto jogo para estabelecer uma vantagem de 3-1 no marcador.
Tinham passado apenas 15 minutos e o tenista luso já vencia por 4-1, um resultado rapidamente convertido num 5-1 com novo "break", que se traduziria num triunfo rápido no primeiro "set".
Com o primeiro parcial fechado em menos de 20 minutos, Sousa parecia indomável para o modesto esloveno, cujo 305.º posto no "ranking" mundial era bem notório perante os "hábitos" de "top 50" do primeiro português a vencer um torneio ATP.
O vimaranense entrou mais errático no segundo "set", facto aproveitado por Semraj para conquistar os seus primeiros dois jogos de serviço, depois de salvar-se nas vantagens, e obrigar Sousa a servir para igualar.
Sem acusar a pressão, o luso manteve o seu serviço e levou o do esloveno às vantagens, quebrando para o 3-2, mas permitindo o imediato "contra-break", que elevaria a emoção nas bancadas do "court" do Clube de Ténis Triglav, em Kranj, na Eslovénia.
Semraj estava em crescendo, mas Sousa soube travá-lo para fazer o 4-3, suficiente para conquistar o "set" por 6-4 e iniciar o terceiro parcial com moral reforçada e um "break".
No entanto, o primeiro serviço "traiu-o" e o 51.º tenista do "ranking" concedeu o 1-1 a um Semrajc apostado em obrigar o opositor a correr e em manter os seus jogos.
Com o parcial igualado 3-3 e depois de um jogo de serviço em que precisou de suar para vencer, o número um português subiu um "degrau" no seu ténis para garantir um "break-point" e o 4-3.
Mas Semrajc não estava disposto a entregar o primeiro ponto a Portugal sem lutar: no jogo seguinte, quebrou, depois de uma longa luta, e adiou a decisão quanto ao vencedor do terceiro "set".
Depois de muitos problemas com o primeiro serviço, Sousa entregou o 6-4 ao batalhador esloveno, que, para alegria do seu público, obrigou à disputa de um quarto parcial.
"Fui abaixo psicologicamente, acho que relaxei porque estava a controlar bem o encontro", justificou.
O português entrou melhor, com um "break", que rapidamente transformou em dois para liderar por 3-0.
Numa demonstração de maturidade e de que se tornou um verdadeiro líder na seleção portuguesa, serviu com autoridade para o 4-0 e quebrou uma terceira vez para poder concluir o encontro, depois de duas horas e 28 minutos em "court".
Agora é a vez de Gastão Elias entrar em campo para defrontar Blaz Kavcic, 111.º jogador mundial e número um esloveno.