O histórico treinador Nick Bollettieri e a antiga número um mundial Lindsay Davenport foram duas das cinco figuras nomeadas para terem o seu lugar no Passeio da Fama do Ténis internacional.

Os dois norte-americanos juntam-se à antiga estrela de ténis em cadeira de rodas, a holandesa Chantal Vandierendonck, a antiga dirigente Jane Brown Grimes e o locutor britânico John Barrett.

A cerimónia vai realizar-se a 12 de julho, durante o campeonato ATP Passeio da Fama, que se realiza em Newport, Rhode Island, e contará com a presença de 235 pessoas de 20 países, na comemoração dos 60 anos do Passeio da Fama.

Responsável pela ida da portuguesa Michelle Brito para a sua academia, Bollettieri, de 82 anos, treinou dez jogadores que se tornaram número um mundiai, incluindo Andre Agassi, Jim Courier, Monica Seles e Boris Becker, além de ter trabalhado com Maria Sharapova e Serena e Vénus William, permanecendo em atividade da deteção de jovens talentos.

Mais recentemente trabalhou com o japonês Kei Nishikori e o norte-americano Ryan Harrison, entre outros.

Em 1978, fundou a sua própria academia de ténis, com um internato para alunos, a qual evoluiu rapidamente para o ensino de mais oito desportos e a adesão de uma média de 900 estudantes.

Já Davenport, de 37 anos, venceu por três vezes o Grand Slam em singulares, liderou o ranking durante 98 semanas e terminou o ano como número um mundial em 1998, 2001, 2004 e 2005.

Venceu o Open dos Estados Unidos em 1998, Wimbledon em 1999, o Open da Austrália em 2000 e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, entre outros 55 títulos singulares.

Davenport ajudou ainda a equipa dos Estados Unidos a vencer três Taças da Federação.

Quanto a Vandierendonck, de 49 anos, foi número um de singulares em cadeira de rodas durante 136 semanas e venceu cinco medalhas nos Jogos Paralímpicos.

Outro dos nomeados, Jane Grimes, de 73 anos, liderou o WTA (circuito feminino) e a Associação de Ténis dos Estados Unidos e trabalhou na modalidade durante 40 anos.

Finalmente, John Barrett, de 82 anos, é um antigo capitão britânico na Taça Davis, que recentemente se tornou autor, jornalista e comentador de televisão na área do desporto.