A tenista norte-americana Serena Williams completou hoje 178 semanas na liderança da classificação mundial e igualou assim Monica Seles, seu ídolo de infância.

Agora, depois igualar a ex-jogadora jugoslava naturalizada norte-americana, Serena Williams vai superá-la na próxima semana e passará a ser a quinta jogadora com mais tempo de liderança do "ranking" WTA.

"Jamais podia ter sonhado com isto. Lembro-me de que quando superei o número de torneios do Grand Slam de Seles foi algo muito grande para mim, porque, quando se cresce a admirar alguém, chegar ao seu nível é incrível", afirmou Williams, vencedora de 17 "majors", citada pelo sítio oficial da WTA.

À frente na mais nova das irmãs Williams estão apenas a alemã Steffi Graf (377), a checa Martina Navratilova (332), a norte-americana Chris Evert (260) e a suíça Martina Hingis (209).

Serena Williams lidera a classificação com quase o dobro dos pontos da segunda classificada, a chinesa Li Na, que venceu o último Open da Austrália. A polaca Agnieszka Radwanska mantém o terceiro lugar, numa lista que não sofreu alterações entre as dez primeiras.

A portuguesa Michelle Larcher de Brito ascendeu duas posições esta semana, para o 123.º lugar, enquanto Maria João Koehler subiu três degraus, para 199.º.