O suíço Stanislas Wawrinka, número três mundial, perdeu hoje pela primeira vez em 2014, ao ser derrotado pelo sul-africano Kevin Anderson nos oitavos de final do torneio de Indian Wells, na Califórnia.

Vencedor do Open da Austrália, primeiro torneio do Grand Slam da temporada, Wawrinka somava 13 triunfos consecutivos, mas perdeu perante o “gigante” Anderson, de 2,01 metros, por 7-6 (7-1), 4-6 e 6-1.

"Estou desiludido, porque estive negativo em todo o encontro, protestei muito e tive de lutar contra mim próprio. Fisicamente estive pouco reativo, não o consegui colocar sob pressão. Mentalmente, fui lento. Em suma, foi um mau dia", explicou o vencedor do Portugal Open de 2013.

Nos quartos de final, Anderson, 17.º cabeça de série, vai defrontar outro suíço, Roger Federer, sétimo favorito, que hoje derrotou o alemão Tommy Haas (11.º), por duplo 6-4.

O britânico Andy Murray, quinto pré-designado, também foi surpreendido, ao ceder perante o canadiano Milos Raonic, 10.º, por 4-6, 7-5 e 6-3, defrontando na próxima ronda o ucraniano Alexandr Dolgopolov, que tinha sido o “carrasco” do número um mundial, o espanhol Rafael Nadal.

O número dois mundial, o sérvio Novak Djokovic, também seguiu em frente, ao dar a volta ao encontro com o croata Marin Cilic, vencendo por 1-6, 6-2 e 6-3.