O tenista João Sousa subiu hoje ao 42.º lugar do "ranking" mundial, o melhor de sempre de um português, no culminar de uma semana em que passou à segunda ronda do torneio norte-americano de Indian Wells.

O tenista vimaranense chegou à segunda ronda do Masters 1000 de Indian Wells após ter derrotado o cazaque Aleksandr Nedovyesov (79.º do mundo) em apenas 59 minutos. Na ronda seguinte, disputada a 10 de março, o português caiu frente ao letão Ernests Gulbis (22.º do ranking), por 6-3 e 6-3.

Ainda assim, os 25 pontos acumulados no torneio norte-americano permitiram ao tenista de Guimarães subir três lugares na tabela dos melhores tenistas profissionais do Mundo, ficando apenas a dez pontos de entrar no top-40.

No topo da lista continua o espanhol Rafael Nadal, agora com pouco menos de 3.000 pontos de vantagem sobre o sérvio Novak Djokovic, que venceu o torneio de Indian Wells após derrotar na final o suíço Roger Federer.

Federer protagonizou esta semana a maior subida no ranking entre os dez primeiros, passando do oitavo para o quinto lugar, a pouco mais de 100 pontos do espanhol David Ferrer (4.º).