O tenista português João Sousa, 42.º do "ranking" mundial, disse hoje que vai continuar a trabalhar para se manter na elite mundial e revelou que sonha ganhar um título do Grand Slam.

"Não é fácil estar na elite mundial durante muito tempo, mas o meu objetivo primordial é estar entre os melhores e penso que tenho vindo a fazer um excelente trabalho", disse à agência Lusa João Sousa, que falava durante a inauguração de uma loja de vestuário num centro comercial em São João da Madeira.

O momento foi presenciado por dezenas de pessoas que aproveitaram a oportunidade para tirar uma fotografia ao lado do melhor tenista português de sempre.

João Sousa ocupa atualmente o 42.º lugar do "ranking" mundial, mas ainda deverá subir mais algumas posições com os pontos conquistados com a presença na terceira ronda do torneio de Miami, da categoria Masters1000, tendo praticamente garantida a entrada no top-40.

O tenista de Guimarães promete lutar para continuar a subir no "ranking", mas reconhece que, a partir de agora, isso se torna cada vez mais difícil.

"Quanto mais em cima estamos, mais difícil é subir e isso tem-se notado nas últimas semanas. Tem de se vencer mais encontros e melhores jogadores", referiu.

A dois dias de comemorar 25 anos, Sousa disse que sonha ganhar um título do Grand Slam, apesar de estar consciente que "há muito trabalho para fazer e muitas coisas a melhorar para poder realizar esse sonho, neste momento irreal".

Na próxima segunda-feira, João Sousa regressa a Barcelona, em Espanha, para preparar a temporada de terra batida, que começa com o torneio de Casablanca, já no início do mês de abril.

"Vamos preparar da melhor maneira para estar a 100 por cento nesta temporada que se avizinha e que vai ser muito dura para vencer pontos e para escalar posições no ranking", assumiu o tenista português.

João Sousa, que ostenta a melhor classificação de sempre de um português no "ranking", tem entrada direta no quadro principal do torneio marroquino, que tem como primeiro cabeça de série o sul-africano Kevin Anderson, 18.º do mundo.