O número um português figura agora no 39.º lugar, no mesmo dia em que defronta o italiano Fabio Fognini, número 13 da hierarquia, na ronda inaugural do torneio do principado, o primeiro do ano em terra batida na Europa.

Para João Sousa, este é o terceiro torneio da temporada da categoria 1000, um escalão abaixo dos “Grand Slam”, depois das passagens nos Estados Unidos por Miami, onde chegou à terceira eliminatória, e Indian Wells, no qual foi eliminado na segunda ronda).

No topo do hierarquia, o espanhol Rafael Nadal, prestes a entrar na fase predileta da temporada, na terra batida, continua a liderar com uma vantagem confortável sobre o sérvio Novak Djokovic.

O espanhol comanda o “ranking” com mais 2.050 pontos do que Djokovic. O suíço Stanislas Wawrinka, que vai defender, a partir de 28 de abril, o título conquistado no Portugal Open de 2013, segue no terceiro posto, a distantes 5.920 pontos do sérvio.

Gastão Elias permanece como o segundo melhor português na hierarquia, apesar de ter caído sete lugar para o 177.º posto, depois de não ter conseguido passar a segunda em três “challengers” consecutivos.

No circuito feminino, e à imagem do que sucede no masculino, a norte-americana Serena Williams lidera confortavelmente a classificação mundial, com uma vantagem de 4.790 pontos sobre a chinesa Na Li.

Michelle Larcher de Brito mantém o 125.º lugar e o estatuto de número um portuguesa, enquanto Maria João Koehler caiu cinco “degraus”, passando a ocupar a 217.ª posição.