"Saiu tudo perfeito. Vai ser uma memória que não vou esquecer de certeza". Foi desta forma que Rui Machado analisou a sua estreia nesta 25ª edição do Portugal Open, na qual venceu o jogo da primeira ronda contra o russo Dmitry Tursunov, atual número 32 do ranking mundial, por um duplo 6-0.

"Se fosse adepto, ficaria surpreendido, mas não por ser o 243 [do Mundo], porque o 243 já foi 59", confessou o tenista português, assumindo que esperava outra postura do opositor russo: "Estava à espera que o meu adversário se encontrasse mais cómodo a servir. Estava à espera que o meu adversário também mudasse de direções mais vezes e de forma agressiva, mas também falhou."

No entanto, Rui Machado frisou já conhecer a "irregularidade" de Tursunov e que por isso mesmo não quis festejar para não despertar uma reação do seu rival: "Não quis de todo, se repararam, festejar os pontos para não ‘acordar o leão'".

Em relação à segunda ronda, onde irá defrontar o espanhol Daniel Gimeno Traver (número 98 do Mundo), o tenista luso garantiu na conferência de imprensa que se irá preparar a nível tático para esse duelo. "O Daniel é um jogador que conheço bem, com um serviço muito forte e das melhores direitas do circuito. Tenho de planear-me taticamente para limitar essas armas dele", concluiu.