O tenista português Gastão Elias, eliminado hoje nos quartos de final do 25.º Portugal Open, recusou o cansaço físico como desculpa para a derrota frente ao romeno Victor Hanescu.

"Hoje foi resto de pernas e pulmão. Estava claramente mais cansado do que nos outros dias mas não foi por isso que perdi", afirmou o português, 179.º do "ranking" mundial, eliminado em dois "sets", pelos parciais de 6-1 e 7-5, em 1:21 horas.

O português acabou por conseguir recuperar de um 3-0 no segundo "set".

"Tento sempre nunca dar o jogo por vencido. Tinha dois ‘breaks’ de desvantagem e sabia que se conseguisse fazer pelo menos um tinha muitas hipóteses de melhorar. A minha tática foi passar o máximo de bolas possível para o outro lado para ter de ser ele a ganhar-me o jogo e não eu a perder e deu resultado, consegui entrar novamente no jogo", contou.

No entanto, reconheceu que Hanesco conseguiu lidar bem com a recuperação do português e acabou por vencer o jogo.

"É um adversário muito agressivo, bate a bola muito mais reta e, quando isso acontece, do outro lado tem que estar alguém com pernas frescas para estar equilibrado e contra-atacar", afirmou Gastão Elias, admitindo que o romeno "teve todo o mérito [na vitória] porque jogou realmente muito bem".

O português estava confiante na vitória de hoje, mas sabe que "se pode perder com qualquer jogador".

Gastão Elias não se despede ainda do Portugal Open, uma vez que está ainda em competição na prova de pares, com o compatriota João Sousa.

Os dois disputam no sábado a meia-final de pares, uma prova que o português rejeita ver como "prémio de consolação".

"Estou tranquilo. Dei o máximo nos singulares. Não é prémio nenhum de consolação, é um premio à parte. Vou para o jogo de amanhã [sábado] com a cabeça diferente de hoje", assegurou.

Gastão Elias diz-se numa boa forma e espera ter um ano "saudável fisicamente" para subir no "ranking".

"Se não tiver lesões tenho grandes hipóteses de subir bastante no ‘ranking’. Estou confiante e acredito que mais para o final do ano vou estar a jogar estes torneios mais frequentemente", concluiu.

Victor Hanescu vai agora defrontar nas meias-finais o checo Tomas Berdych, primeiro cabeça de série e sexto do "ranking" mundial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.