O tenista português João Sousa vai estrear-se no torneio Masters 1.000 de Madrid frente ao croata Marin Cilic, num confronto cujo vencedor será o adversário de Novak Djokovic na segunda ronda, segundo o sorteio hoje realizado.

O número um português, 40.ª da classificação mundial, vai enfrentar um dos mais vitoriosos jogadores da temporada, que soma 25 triunfos para oito derrotas ao longo dos primeiros quatro meses do ano, tendo vencido os torneios de Delray Beach e Zagreb.

João Sousa, eliminado na primeira ronda do Portugal Open, que decorre até domingo, tem um saldo negativo este ano e terá uma tarefa difícil frente ao 25.º da tabela mundial, naquele que será o primeiro encontro entre ambos.

Isento da primeira eliminatória, Novak Djokovic, número dois mundial e segundo cabeça de série, enfrentará o vencedor daquele embate, duas semanas após a derrota com Roger Federer nas meias-finais de Monte Carlo.

O espanhol Rafael Nadal, primeiro do "ranking" mundial, inicia a defesa do título em Madrid também na segunda ronda, frente ao vencedor do encontro entre o austríaco Jurgen Melzer e o argentino Juan Mónaco.

Depois de ter abdicado de defender a vitória no Portugal Open, o suíço Stanislas Wawrinka, terceiro cabeça de série e único jogador com três títulos em 2014, abre com o vencedor do embate entre o russo Dimitry Tursunov – eliminado no Jamor por Rui Machado – e um “qualifier”.

O quadro principal do torneio de Madrid arranca na segunda-feira e prolonga-se até 11 de maio.