O penúltimo dia do 25.º Portugal Open em ténis consagrou este sábado como campeã a espanhola Carla Suarez Navarro, derrotada nas cinco finais disputadas anteriormente no circuito, e colocou o checo Tomas Berdych a uma vitória do troféu masculino.
A vice-campeã de 2012 e 2013, 15.ª do “ranking”, conseguiu finalmente vencer um troféu do WTA, à sexta final que disputou no circuito, depois de bater a russa Svetlana Kuznetsova, sétima favorita e 29.ª da hierarquia, em três “sets”, pelos parciais de 6-4, 3-6 e 6-4, em 2:10 horas.
Em 17 edições, Navarro passou a ser a quarta espanhola a sagrar-se campeã no torneio português, depois de Anabel Medina Garrigues (2011), Magui Serna (2002 e 2003) e Angeles Montolio (2001).
Já Kuznetsova falhou o objetivo de premiar a melhor prestação do ano com um troféu que lhe escapa desde 2010 e conquistar o primeiro título em terra batida desde que ganhou o Grand Slam francês de Roland Garros, em 2009.
Na competição masculina, Berdych, a maior figura das “bodas de prata” do torneio português, foi o primeiro a garantir um lugar na final de domingo, depois de bater o romeno Victor Hanescu, “carrasco” do português Gastão Elias na ronda anterior.
O número seis do mundo bateu Hanescu em pouco mais de uma hora, por 6-2 e 6-2 e conheceu depois o adversário de domingo, o argentino Carlos Berlocq, jogador que perdeu com o checo nos três frente a frente que já disputaram.
Berlocq, número 62 da hierarquia, bateu no último confronto do sexto dia o espanhol Daniel Gimeno-Traver, 98.º do “ranking” e proveniente do torneio de qualificação.
O argentino, que tinha vencido quatro dos cinco confrontos anteriores, todos em terra batida, reforçou o registo neste frente a frente com um triunfo em dois “sets”, pelos parciais de 7-6 (8-6) e 6-2.
Este sexto dia também assinalou a despedida dos portugueses João Sousa e Gastão Elias, que ainda se mantinham em prova no quadro de pares, mas acabaram eliminados nas meias-finais, pela dupla formada pelo mexicano Santiago Gonzalez e o norte-americano Scott Lipsky. Os terceiros cabeças de série bateram os portugueses por 6-3 e 6-3.
Além de Carla Suarez Navarro, também a zimbabueana Cara Black e a indiana Sania Mirza se sagraram campeãs do quadro feminino de pares.
As primeiras favoritas superiorizaram-se à dupla formada pela checa Eva Hrdinova e a russa Valeria Solovyeva por 6-4 e 6-3. Para Mirza, oitava do “ranking” mundial de pares, este foi o 20.º título na variante, enquanto Black, nona da hierarquia de duplas, conquistou o 58.º troféu.