O sexto e penúltimo dia do 25.º Portugal Open em ténis consagra hoje a campeã das “bodas de prata”, a espanhola Carla Suarez Navarro ou a russa Svetlana Kuznetsova, e define os finalistas do quadro masculino.

Navarro, primeira cabeça de série e 15.ª do “ranking” mundial, disputa a final do Portugal Open pelo terceiro ano consecutivo e procura o primeiro título da carreira, enquanto Kuznetsova tenta premiar com um troféu a melhor prestação do ano.

A espanhola cruza-se com uma jogadora com quem perdeu três dos quatro confrontos diretos. O mais recente ocorreu em 2013, na ronda inaugural do primeiro Grand Slam da época, o Open da Austrália.

Em masculinos, a primeira vaga na final de domingo será discutida entre o checo Tomas Berdych, primeiro cabeça de série e número seis do mundo, e o romeno Victor Hanescu, que eliminou sexta-feira o português Gastão Elias.

Berdych, a maior figura da 25.ª edição, só defrontou uma vez Hanescu, 93.º do “ranking”, na segunda ronda do Grand Slam de Wimbledon, ganhando na altura em quatro “sets”.

O outro encontro das meias-finais será disputado entre o espanhol Daniel Gimeno-Traver, jogador proveniente do torneio de qualificação e cotado no 98.º posto da hierarquia, e o argentino Carlos Berlocq, 62.º do “ranking”.

O argentino tem clara vantagem sobre o espanhol nos cinco frente a frente, todos em terra batida. Um dos quatro triunfos foi alcançado logo na primeira ronda da edição de 2011 do Portugal Open, na altura Estoril Open.