O tenista suíço Stanisla Wawrinka, número três mundial, foi hoje eliminado na estreia no torneio de Madrid, da categoria Masters 1000, ao perder com o austríaco Dominic Thiem, 70.ª da hierarquia, por 6-1, 2-6, 6-4.

Depois de na semana passada ter falhado, alegando cansaço, a presença no Portugal Open, no qual defendia o título, Wawrinka foi surpreendido na segunda ronda pelo tenista vindo da qualificação, em 1:45 horas.

A eliminação de Wawrinka surge horas depois do seu compatriota Roger Federer, quarto mundial, ter desistido para assistir ao nascimento dos seus filhos gémeos, num torneio que também já tinha perdido o sérvio Novak Djokovic, número dois da hierarquia, também por abandono antes do início da prova.

Na próxima ronda, Thiem, que tinha como melhores resultados os quartos de final em Viena e Kitzbuhel, ambos da categoria 250, no ano passado, vai defrontar o vencedor do encontro entre o espanhol Feliciano Lopez e o russo Mikhail Youzhny, 15.º cabeça de série.

Num dia em que o português João Sousa foi eliminado pelo croata Marin Cilic, por 6-1, 6-1, a queda de Wawrinka foi a única surpresa, com o espanhol David Ferrer, quinto pré-designado, o canadiano Milos Raonic, oitavo, e o japonês Kei Nishikori, 10.º, a seguirem para a terceira ronda.

No quadro feminino, as favoritas também seguiram em frente, com destaque para os triunfos da chinesa Na Li (segunda), da checa Petra Kvitova (quinta), da russa Maria Sharapova (oitava) e da italiana Sara Errani (10.ª).