O tenista espanhol Rafael Nadal ganhou hoje o Open de Madrid em ténis, pela quarta vez, beneficiando da desistência do japonês Kei Nishikori no terceiro "set", quando os parciais estavam em 2-6, 6-4 e 3-0.
O tenista japonês, de 24 anos, dominou o primeiro "set" e esteve a ganhar por 4-2 no segundo parcial, quando uma lesão nas costas (já tinha sido assistido em campo durante a meia-final de sábado, contra David Ferrer) e caibras na perna esquerda prejudicaram o seu jogo e, já no terceiro "set", obrigaram-no a desistir.
Kei Nishikori interrompeu uma série de 14 vitórias consecutivas - com um título em Barcelona em terra batida pelo meio -, a última no sábado. Tinha necessitado de quase três horas para derrotar David Ferrer na meia-final, bem como de 10 "match-points", no nono jogo do "set" decisivo.
A vitória em Madrid representa o 63.º título de Nadal, 27 na categoria Masters 1000, e o terceiro este ano, depois de Doha e Rio de Janeiro. O maiorquino mantém, assim, o primeiro lugar no ranking para o torneio de Roland Garros, a 25 de maio.
Já Nishikori, ascenderá a nono da classificação do mundo, quando a tabela for atualizada, na segunda-feira.
"Estas situações são sempre difíceis para todos, mas sobretudo para o Kei. Sei como ele se sente. Passou-se algo semelhante comigo na final do Open da Austrália", recordou Nadal, ainda no “court”.
O tenista espanhol considerou que Nishikori "está a fazer uma grande temporada" e disse esperar que o japonês "recupere o quanto antes".
Nadal reconheceu que o ténis do japonês lhe estava "a dar uma tareia", mas admitiu que o triunfo de hoje e o jogo praticado ao longo da semana lhe dão "confiança e tranquilidade" para enfrentar os compromissos seguintes: Roma e Roland Garros.