O canadiano Milos Raonic, semifinalista no torneio de Roma, tomou o nono lugar da classificação mundial de ténis ao japonês Kei Nishikori, na única alteração registada no topo, enquanto o português João Sousa caiu uma posição, para 41.º.

A classificação ATP, hoje publicada, continua a ser domina por Rafael Nadal e Novak Djokovic. No entanto, a vitória do sérvio sobre o espanhol na final do Masters 1000 de Roma, no domingo, permitiu-lhe reduzir a diferença, a uma semana do arranque do torneio de Roland Garros.

O suíço Stanislas Wawrinka, com uma campanha inconsistente na temporada de terra batida, chega ao segundo torneio do Grand Slam na terceira posição da tabela.

O número um português, João Sousa, que em Roma somou a quinta eliminação consecutiva na primeira ronda nesta época no circuito ATP, perdeu um lugar e segue em 41.º, bem distante do compatriota Gastão Elias, que manteve a 181.ª posição. Sousa e Elias são os únicos lusos nos 200 primeiros.

Na tabela feminina, a romena Simona Halep, eliminada no oitavos de final em Roma, saltou para a quarta posição, em detrimento da bielorrussa Victoria Azarenka, que esteve ausente do torneio italiano.

Com a norte-americana Serena Williams a manter o primeiro lugar de forma destacada, à frente da chinesa Li Na e da polaca Agnieszka Radwanska, a sérvia Jelena Jankovic e a russa Maria Sharapova protagonizaram a outra alteração do "top-10", com uma inversão de posições favorável à primeira, agora número sete mundial.

Michelle Larcher de Brito, que continua a ser a portuguesa mais bem classificada, ocupa esta semana o 116.º lugar, depois de ter subido duas posições, um pulo igual ao de Maria João Koehler, agora 206.ª, apesar de ter ficado na primeira ronda do ITF de Saint Gaudens, em França, há uma semana.