Roger Federer, antigo número um e vencedor da prova em 2009, precisou este domingo de pouco mais de uma hora para garantir a passagem à segunda ronda do torneio de ténis de Roland Garros, enquanto Gastão Elias foi eliminado.
Na terra batida de Paris, no arranque da segunda prova do "Grand Slam" da temporada, o tenista suíço confirmou o estatuto de quarto cabeça de série e “despachou” o eslovaco Lukas Lack em três "sets", com os parciais de 6-2, 6-4 e 6-2, num confronto que durou uma hora e 24 minutos.
Federer somou a sua 59.ª vitória no torneio francês e igualou o recorde do espanhol Rafael Nadal.
Na segunda ronda, o tenista de 32 anos vai encontrar o argentino Diego Sebastian Schwartzman, que ultrapassou o português Gastão Elias sem ceder qualquer "set", com os parciais de 6-4, 6-2 e 7-5, num duelo entre dois jogadores que “sobreviveram” à ronda de qualificação.
A primeira participação do número dois luso no torneio francês resumiu-se a duas horas e 24 minutos, tempo que bastou ao argentino, 111.º da classificação mundial, para garantir o triunfo.
Apesar dos seis ases, o jogador da Lourinhã, número 181 do Mundo, não foi tão eficaz a meter o seu primeiro serviço e consentiu 10 "breaks" a Schwartzman, frente ao qual nunca tinha jogado, repetindo a eliminação prematura registada na sua única presença anterior em "majors", o torneio de Wimbledon de 2013.
Com a eliminação de Gastão Elias, de 23 anos, a representação portuguesa na terra batida de Roland Garros fica resumida a João Sousa e Michelle Larcher de Brito, os números um nacionais masculino e feminino.
Sousa, 42.º do "ranking" ATP, entra em "court" na segunda-feira com a tarefa ingrata de defrontar o sérvio Novak Djokovic, número dois mundial, enquanto Michelle de Brito, 118.ª da hierarquia feminina, enfrenta a alemã Julia Goerges, 107.ª, com quem tem um único confronto anterior, correspondente a uma derrota, já este ano, na primeira ronda do torneio de Miami.
No quadro masculino, destaque ainda para o triunfo do francês, 13.º cabeça de série e favorito dos adeptos da “casa”, Jo Wilfried Tsonga, que bateu o seu compatriota Edouard Roger-Vasselin, 51.º do ranking, em três sets, com os parciais de 7-6 (7-4) 7-5 e 6-2.
No quadro feminino, a norte-americana Serena Williams fez valer o estatuto de número um mundial e apurou-se confortavelmente para a segunda ronda com uma vitória sobre a francesa Alize Lim, por 6-2 e 6-1, em uma hora de 18 minutos.
Vencedora em Roland Garros em 2002 e 2013, Williams vai defrontar na próxima ronda a espanhola Garbiñe Muguruza.
Pelo caminho logo na primeira ronda ficou a italiana Francesca Schiavone, campeã em 2010, que longe da sua melhor forma foi derrotada pela croata Ajla Tomljanovic com um duplo 6-3.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.