Andy Murray não se livrou hoje de um pequeno susto no seu regresso a Roland Garros, ao perder um “set” antes de avançar para a segunda ronda do torneio francês, numa jornada com poucas surpresas.

Ausente da terra batida parisiense no ano passado devido a uma lesão nas costas, o número oito mundial voltou ao segundo torneio do Grand Slam da temporada com vontade de fazer uma caminhada semelhante à que fez em 2011, quando atingiu as meias-finais, e a impressão que deixou, na vitória por 6-1, 6-4, 3-6 e 6-3 sobre o cazaque Andrey Golubev, foi positiva.

“Ele é um jogador difícil, muito agressivo, o que me colocou no fundo do ‘court’. Estava muito vento e tive de ser paciente, mas consegui vencer”, disse o escocês de 27 anos, que admitiu que no ano passado foi difícil ficar a ver Roland Garros pela televisão.

O primeiro britânico a vencer Wimbledon desde 1936 recuperou de uma desvantagem de 3-1 no terceiro parcial, igualando o marcador, antes de deixar Golubev caminhar para a vitória no “set”.

Mas Murray, que continua à procura de treinador, fez valer a sua experiência para superiorizar-se no duelo de “breaks” (houve 13, oito a favor do sétimo cabeça de série) e impor-se ao 53.º tenista mundial em duas horas e 35 minutos.

O oitavo tenista mundial junta-se assim ao espanhol David Ferrer, que também avançou para a segunda ronda, com um triunfo por 6-4 6-3 e 6-1 sobre o holandês Igor Sijsling.

“Este torneio é muito especial para mim, foi aqui que cheguei pela primeira vez a uma final de Grand Slam e estou muito contente de regressar aqui. Estou a jogar de forma muito consistente, é o meu jogo em terra batida e é o que tenho feito toda a temporada”, disse.

Ao contrário do segundo dia, a terceira jornada no complexo do Bois de Boulogne não trouxe grandes surpresas, com exceção da eliminação precoce do 11.º cabeça de série, o búlgaro Grigor Dimitrov, derrotado por Ivo Karlovic, 37.º do “ranking” mundial, pelos parciais de 6-4, 7-5 e 7-6 (7-4).

A realidade no quadro feminino foi, no entanto, distinta, com a segunda jogadora mundial, a chinesa Na Li a cair na primeira ronda.

Na Li, que ganhou Roland Garros em 2011, foi derrotada pela francesa Kristina Mladenovic, número 103 do mundo, em três “sets”, pelos parciais de 7-5, 3-6 e 6-1.

Num total de oito participações no torneio parisiense, a campeã do primeiro “Grand Slam” do ano, na Austrália, nunca tinha sido eliminada logo na primeira ronda.

Melhor resultado tiveram a quarta cabeça de série, a romena Simona Halep, que bateu a russa Alisa Kleybanova, por 6-0 e 6-2, e sérvia Ana Ivanovic, campeã de 2008, que derrotou a francesa Caroline Garcia, por 6-1 e 6-3.