O tenista suíço Roger Federer, campeão de Roland Garros em 2009 e número quatro do mundo, foi eliminado hoje pelo letão Ernests Gulbis, 17.º do circuito, nos oitavos de final do segundo “Grand Slam” da temporada.
Ao fim de longas 3:42 horas, o jovem letão, que ocupa atualmente a melhor posição de sempre na hierarquia, superiorizou-se ao antigo líder do ”ranking” mundial em cinco “sets”, pelos parciais de 6-7 (5-7), 7-6 (7-3), 6-2, 4-6 e 6-3.
Nos quartos de final, Gulbis defrontará o checo Tomas Berdych, sexto cabeça de série. O vice-campeão do Portugal Open, que em 2013 despediu-se de Paris logo na primeira ronda, bateu hoje o norte-americano John Isner, décimo do circuito, por 6-4, 6-4 e 6-4.
Ainda na njornada de hoje do quadro masculino, o britânico Andy Murray, sétimo cabeça de série, conseguiu finalmente passar aos oitavos de final, depois do seu encontro com o alemão Philipp Kohlschreiber ter sido interrompido na véspera por falta de luz natural, quando se registava um empate 7-7 no quinto e decisivo parcial.
Ao fim de um total de 4:37 horas (1:36 no quinto “set”), Murray acabou por triunfar por 3-6, 6-3, 6-3, 4-6, 12-10, defrontando agora nos oitavos de final o espanhol Fernando Verdasco.
Num embate que também foi repartido por dois dias, Verdasco, 24.º da hierarquia, superou o francês Richard Gasquet, 12.º, em três “sets”, por 6-3, 6-2 e 6-2.
No quadro feminino, a espanhola Carla Suarez Navarro, campeã do Portugal Open, qualificou-se para os quartos de final com a vitória sobre a croata Ajla Tomljanovic, que tinha afastado na ronda anterior a polaca Agnieszka Radwanska, terceira da hierarquia.
Navarro, que em 2008 também chegou a esta fase da prova francesa, bateu a croata, 72.ª do circuito profissional, por 6-3 e 6-3 e irá cruzar-se nos quartos de final com a canadiana Eugenie Bouchard, 16.ª do “ranking”.
Bouchard, que chegou este ano aos quartos de final do Portugal Open, bateu também hoje a alemã Angelique Kerber, número nove do mundo, em dois “sets”, pelos parciais de 6-1 e 6-2.