O tenista português João Sousa caiu quatro posições no “ranking” mundial e surge hoje no 39.º lugar do circuito, que continua a ser liderado pelo sérvio Novak Djokovic.

O número um português somou duas derrotas consecutivas, em Hamburgo, na Alemanha, e Umag, na Croácia, depois de ter chegado à final do torneio sueco de Bastaad (derrota com o uruguaio Pablo Cuevas), o que motivou esta queda na classificação.

Gastão Elias reforçou a condição de número dois português e subiu um “degrau” no ATP Tour, aparecendo na lista de hoje em 142.º.

No cimo da tabela, não houve mexidas entre a elite dos dez melhores do mundo. Djokovic continua a comandar a hierarquia com os mesmos 460 pontos de vantagem sobre o espanhol Rafael Nadal.

Tal como sucede em masculinos, também a classificação do WTA manteve-se inalterada no “top-10” e continua a ser confortavelmente comandada pela norte-americana Serena Williams, com mais 2.271 pontos que a “perseguidora” chinesa Na Li.

A portuguesa Michelle Larcher de Brito, que não joga deste que voltou a passar pela terceira ronda do “Grand Slam” inglês de Wimbledon, em finais de junho, foi “despromovida” duas posições e segue agora no lugar 107.

Maria João Koheler, parada desde que falhou o apuramento para o quadro principal do torneio de Bucareste, no início de julho, sofreu um “tombo” de 64 lugares, figurando na classificação de hoje na posição 298.