O treinador da seleção portuguesa de ténis, o angolano Gil Fortunato, defendeu, em Luanda, a necessidade de maior aposta e investimentos nos escalões de formação, para o desenvolvimento uniforme da modalidade em todas as províncias do país.

Ao fazer uma avaliação da forma e empenho dos angolanos no torneio dos IX Jogos da CPLP, o técnico afirmou à Angop que os atletas são talentosos, mas precisam de ações formativas, para que possam despontar.

“Angola sempre teve crianças com talento na prática do desporto e o ténis, em particular. Nestes jogos verificamos o esforço e a dedicação dos representantes do nosso país. Por isso, há necessidade de maiores investimentos nestes escalões, para a extensão e desenvolvimento da modalidade”, disse.

A par do trabalho a ser feito pelo órgão reitor da modalidade, clubes, escolas e demais instituições, a participação de jogadores em muitas provas internas e no estrangeiro, entre outras, que possibilitaria dar maior rodagem competitiva aos tenistas, também foi referenciada pelo antigo integrante da selecção angolana.

Atual professor do Clube de Ténis de Oeiras, em Lisboa, Gil Fortunato expressou ainda preocupação pelo nível competitivo do escalão feminino, que na sua opinião carece de uma atenção redobrada e especial.

Natural de Benguela, o técnico, de 30 anos, é originário de uma família de desportistas e figura entre os melhores treinadores que trabalham em Portugal, país para o qual emigrou aos 17 anos, depois de consagrações em clubes em Angola e ao serviço da seleção angolana.