O tenista sérvio Novak Djokovic, primeiro favorito e líder da classificação mundial, estreou-se sem grandes dificuldades no US Open, na segunda-feira, com um triunfo fácil sobre o argentino Diego Shartzman, por 6-1, 6-2 e 6-4.

Djokovic, que procura a sua quinta final consecutiva num torneio que venceu em 2011, precisou de apenas de uma hora e 37 minutos para derrotar o 69.º do "ranking".

Na segunda ronda do último torneio do Grand Slam da temporada, Djokovic vai defrontar o francês Paul-Henri Mathieu, que se impôs ao luxemburguês Gilles Muller, numa "maratona, pelos parciais de 6-7 (7-9), 7-5, 7-6 (8-6), 6-7 (5-7) e 6-1.

João Sousa, o primeiro tenista português a gozar do estatuto conseguir o estatuto de cabeça de série num Grand Slam, deverá entrar em ação na quarta-feira frente ao canadiano Frank Dancevic, 138.º da hierarquia mundial.

Sem o campeão Nadal em prova, devido a uma lesão num pulso, a primeira ronda do torneio foi tranquila para os principais favoritos como o suíço Stanislas Wawrinka, o canadiano Milos Raonic, o escocês Andy Murray, o francês Jo-Wilfried Tsonga e o espanhol Tommy Robredo.

Na próxima ronda, Wawrinka, semifinalista em 2013, vai ter pela frente o brasileiro Thomaz Belluci, enquanto Murray defrontará o alemã Matthias Bachinbeg, 235.º do ranking mundial.

O francês Tsonga, que depois de vencer o Masters 1000 do Canadá foi afastado na primeira ronda do torneio de Cincinnati, precisou de quatro “sets” para eliminar o argentino Juan Monaco: 6-3, 4-6, 7-6 (7-2) e 6-1.

No quadro feminino também não se registaram surpresas entre as principais favoritas, com os triunfos da polaca Agnieszka Radwansska, quarta cabeça de série, da russa Maria Sharappova, quinta favorita, e da dinamarquesa Caroline Wozniacki, 10.ª favorita.

A norte-americana Serena Williams, líder da hierarquia mundial, inicia hoje a busca do sexto título consecutivo frente à sua compatriota Taylor Townsend, que beneficiou de um "wild-card".