Frederico Silva, número 332 do “ranking” mundial, encerrou hoje com mais uma derrota frente à Rússia a prestação de Portugal, já despromovido, no “play off” de permanência no Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis em ténis.

Com o confronto definido no sábado, depois dos russos terem alcançado o terceiro e decisivo ponto no encontro de pares e relegado Portugal para o Grupo II, o terceiro dia serviu apenas para cumprir calendário no Estádio Olímpico de Moscovo.

No encontro de despedida, Frederico Silva, número 5 português, perdeu com Andrey Rublev, número 495 da classificação do circuito mas líder do “ranking” mundial de juniores, por 6-4 e 6-4, fechando a eliminatória com 4-1 para os russos.

Antes, Rui Machado, 280 da hierarquia e terceiro jogador português, tinha conseguido o “ponto de honra” com o triunfo sobre Konstantin Kravchuk (217) em três “sets”, pelos parciais de 6-7 (4-7), 6-4 e 6-1.

Sábado, em pares, no confronto decisivo para Portugal, que tinha perdido na sexta-feira os dois primeiros encontros de singulares, a dupla russa formada por Konstantin Kravchuk e Andrey Rublev venceu Gastão Elias e João Sousa em três “sets”, pelos parciais de 6-3, 6-4 e 6-4.

Na sexta-feira, Gastão Elias, número dois português e 139.º do “ranking” mundial, perdeu o primeiro encontro de singulares frente a Andrey Kuznetsov, 81.º da hierarquia, por 6-2, 6-4 e 6-4.

Depois, foi João Sousa, número um português e 40.º do circuito, a perder com Evgeny Donskoy, na posição 135 da classificação mundial, pelos parciais de 7-6 (7-5), 6-4, 3-6 e 6-1.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.