O português João Sousa subiu hoje uma posição no "ranking" mundial de ténis, ocupando o 39º lugar da hierarquia, cuja troca entre o canadiano Milos Raonic e o checo Tomas Berdych é a única mudança no "top 10".

Após uma semana dedicada à Taça Davis, em que Portugal foi despromovido ao Grupo II da Zona Europa/África, depois de perder no "play-off" com a Rússia, por 4-1, Sousa beneficiou da "queda" de quatro lugares do checo Radek Stepanek, atual 42º.

A liderança do "ranking" ATP continua entregue ao sérvio Novak Djokovic, que é seguido pelo espanhol Rafael Nadal e pelos suíços Roger Federer e Stan Wawrinka.

Gastão Elias é o segundo melhor português na hierarquia, surgindo no 137º lugar, à frente de Rui Machado (281º), Pedro Sousa (310º) e Frederico Silva (330º).

No ténis feminino, Serena Williams mantém-se como a comandante de um "top 10" inalterado, relativamente à atualização de 8 de setembro, com a romena Simona Halep, a checa Petra Kvitova e a russa Maria Sharapova nos lugares seguintes.

Michelle Larcher de Brito é a primeira portuguesa no "ranking" WTA, no 137.º posto, subindo duas posições.