O tenista português João Sousa, 39.º da hierarquia mundial, tenta hoje alcançar sua segunda vitória em provas ATP, ao disputar frente ao belga David Goffin, 45.º do mundo, a final do torneio de Metz.

João Sousa, que em setembro de 2013 se tornou o primeiro português a vencer um troféu do circuito ATP, ao triunfar em Kuala Lumpur, vai disputar a sua segunda final da época, depois de em julho ter perdido o encontro decisivo de Baastad.

O tenista português, de 25 anos, saiu derrotado do único encontro disputado frente a David Goffin, tendo perdido, há menos de um mês, pelos parciais de 6-4, 6-2 e 6-0, na segunda ronda do Open dos Estados Unidos, quarta prova do “Grand Slam”.

Para chegar à final, o vimaranense, sexto cabeça de série, afastou consecutivamente o croata Ivan Dogic, 64.º jogador mundial, o holandês Igor Sijsling, 74.º, e os franceses Paul-Henri Mathieu, 91.º, e Gael Monfils, 18.º.

Nos quartos de final, frente a Mathieu, o melhor tenista luso da atualidade teve mesmo de salvar quatro “match points”, três dos quais consecutivos.

O encontro que ditará o sucessor do francês Gilles Simon no palmarés do torneio ATP 250 de Metz tem início às 15:00 (14:00 em Lisboa).