O tenista espanhol Rafael Nadal, segundo favorito e finalista vencido no ano passado, foi hoje eliminado nos quartos de final do torneio de Pequim, ao perder com o eslovaco Martin Klizan, que disputou a fase de qualificação.

No regresso à competição após o afastamento nos oitavos de final de Wimbledon e um período de recuperação da lesão na mão direita, Nadal perdeu em três “sets” com Klizan, 56.º classificado do “ranking” mundial, pelos parciais de 6-7 (7-9), 6-4 e 6-3.

O eslovaco vai encontrar nas meias-finais o checo Tomas Berdych, terceiro pré-designado e vice-campeão do Portugal Open, que venceu o norte-americano John Isner, oitavo favorito, em apenas dois “sets”, por 6-1 e 6-4.

Ao contrário de Nadal, o sérvio Novak Djokovic, primeiro cabeça de série e detentor do título em Pequim, não teve dificuldade em bater por 6-2 e 6-4 o búlgaro Grigor Dimitrov, quinto pré-designado, e seguir para as meias-finais, nas quais vai defrontar o britânico Andy Murray.

Murray, sexto favorito, também superou com relativa facilidade o croata Marin Cilic, quarto cabeça de série e que tinha eliminado o português João Sousa na segunda ronda da prova, impondo-se pelos parciais de 6-1 e 6-4.