O presidente da federação russa de ténis, Shamil Tarpischev, lamentou hoje que a sua piada sobre o género das tenistas norte-americanas Serena e Venus Williams tenha sido descontextualizada e mal-interpretada.

Na sexta-feira, durante um programa televisivo, o dirigente russo terá aludido às tenistas como “os irmãos Williams”, que lhe valeu uma multa de 25 mil dólares (cerca de 19.500 euros) e com a suspensão de um ano do circuito WTA.

“Serena e Venus são sem dúvida atletas extraordinárias, ambas protagonizam um ténis de alto nível, com força e persistência. A situação que ocorreu espontaneamente durante o programa de televisão provocou mal-estar no ténis em geral, dividindo a nossa equipa amigável e coesa. Lamento que a piada tenha sido descontextualizada, simplesmente acho que esta história não merece a atenção que está a receber. Tudo o que disse na televisão foi feito sem más intenções”, lê-se num comunicado de Tarpischev, divulgado pela federação russa.

Antes, o diretor executivo do circuito feminino, Stacey Allaster, já tinha condenado as declarações do dirigente russo sobre “duas das maiores atletas da história do ténis feminino”, considerando-as “insultuosas e humilhantes”.

Serena Williams lidera atualmente o “ranking” WTA e conta 18 vitórias em torneios do “Grand Slam”, enquanto a sua irmã Vénus ocupa o 20.º lugar da hierarquia e soma sete triunfos em “majors”.