O presidente da federação russa de ténis, Shamil Tarpischev, foi multado pela WTA por comentários sobre o género das norte-americanas Serena e Venus Williams, mas o governo russo admitiu hoje e recorrer da punição.

Em comunicado, o diretor executivo do circuito feminino, Stacey Allaster, condenou as declarações do dirigente russo, num programa televisivo, no qual, se terá referido às tenistas como “os irmãos Williams”.

“As declarações feitas por Shamil Tarpischev na televisão russa a respeito de duas das maiores atletas da história do ténis feminino são insultuosas, humilhantes e não têm espaço no nosso desporto”, lê-se no comunicado da WTA, que puniu o dirigente com uma multa de 25 mil dólares (cerca de 19.500 euros) e com a suspensão de um ano do circuito.

Entretanto, o ministro dos Desportos da Rússia, Vitaly Mutko, lamentou o sucedido e afirmou que Tarpischev deverá recorrer desta pena.

“A suspensão por parte da WTA é perturbadora. Tarpischev é uma autoridade no mundo do ténis e eu lamento imenso este incidente, mas nós também temos de perceber se as suas palavras foram interpretadas corretamente e possivelmente atenuar o veredito da WTA”, afirmou Mutko, citado pela agência noticiosa ITAR-TASS.