Ténis

20-10-2014 09:33

João Sousa sobe um lugar no ranking mundial

Tenista de Guimarães está no 49.ª lugar, enquanto Frederico Silva "salta" 27 lugares.
João Sousa
Foto: FRED DUFOUR

João Sousa é o 49.º classificado do ranking ATP

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O tenista português João Sousa subiu um lugar no “ranking” mundial, figurando na 49.ª posição na lista publicada hoje, apesar de ter ganhado apenas um encontro nos últimos quatro torneios que disputou.

No cimo da classificação, o sérvio Novak Djokovic continua a comandar confortavelmente o “ranking”, com 2.430 pontos de vantagem sobre o suíço Roger Federer.

Nas contas portuguesas, João Sousa não ganha um encontro desde finais de setembro, quando bateu o russo Teymuraz Gabashvili na ronda inaugural do torneio de Pequim, isto depois de ter sido eliminado na semana anterior logo à entrada em Kuala Lumpur, onde defendia o título de 2013.

Posteriormente, seguiram-se as despedidas prematuras em Xangai e Estocolmo, este último ganho pelo checo Tomas Berdych, vice-campeão do Portugal Open.

Esta semana, João Sousa deverá estrear-se terça-feira no Masters 500 de Valência frente ao sérvio Dusan Lajovic, 67.º da hierarquia.

Gastão Elias, que acaba de entrar no quadro principal do torneio suíço de Basileia, por intermédio do “qualifying”, caiu uma posição, aparecendo agora no 138.º posto.

Ainda entre os portugueses, o jovem Frederico Silva reforçou o estatuto de número quatro português ao subir 27 posições na lista do ATP Tour, alcançando a melhor classificação de sempre, o lugar 322.

Esta ascensão deve-se à vitória no fim-de-semana na primeira edição do Azores Open Atlantic Series, em Ponta Delgada. Esta foi a sexta final que Frederico Silva disputou este ano em torneios de categoria future e o segundo título do jovem português no terceiro escalão do circuito.

No circuito feminino, o panorama é semelhante ao masculino nos lugares da frente. A norte-americana Serena Williams continua a comandar a classificação, mas agora apenas com uma vantagem de 466 pontos sobre a russa Maria Sharapova.

A número um portuguesa, Michelle de Brito, não joga desde que disputou, sem sucesso, a final do ITF (segunda divisão) de Las Vegas, em finais de setembro, e hoje caiu um “degrau” na hierarquia, para 125.º lugar.

Conteúdo publicado por Sportinforma