O tenista sérvio Novak Djokovic conquistou hoje a 600.ª vitória no circuito profissional masculino, revalidando o título do Masters 1000 de Paris-Bercy, ao bater o canadiano Milos Raonic na final da prova francesa.

O líder do ranking mundial não encontrou grande oposição por parte de Raonic, sétimo cabeça de série, impondo-se em dois "sets" sem grande história, pelos parciais de 6-2 e 6-3, desfecho idêntico ao dos três embates anteriores entre os dois jogadores, todos favoráveis ao sérvio.

"Esta semana tem sido incrível, até porque é o meu primeiro torneio desde que fui pai, há 10 dias, por isso, dedico esta vitória à minha mulher e ao meu filho", disse o tenista sérvio, de 27 anos, que aumentou para 27 o número de triunfos consecutivos no circuito "indoor".

Djokovic é o quinto mais vitorioso de sempre, apenas atrás do recordista, o suíço Roger Federer, que venceu até ao momento 991 encontros, do espanhol Rafael Nadal (706), do australiano Leyton Hewitt (611) e do espanhol David Ferrer (602).

O número um mundial aumentou a sua vantagem sobre Federer no topo do "ranking" para 1.310 pontos, com 1.500 para quem efetuar um percurso cem por cento vitorioso até aos Campeonatos Finais da ATP, mas o suíço ainda pode conquistar mais alguns na final da Taça Davis, frente à França.

Para Raonic, que disputou pela segunda vez a final de um Masters, depois de ter sido batido por Nadal em Montreal, em 2013, resta a consolação de o desempenho em Paris lhe ter valido um lugar nos Campeonatos Finais da ATP, em Londres.