O tenista suíço Roger Federer, que ainda pode “destronar” o sérvio Novak Djokovic da liderança do “ranking” mundial, ficou colocado no mesmo grupo dos estreantes Kei Nishikori, do Japão, e Milos Raonic, do Canadá, no Masters.

À entrada para o torneio que encerra a temporada e reúne os oito melhores da época, cujo sorteio se realizou hoje em Londres, Djokovic tem uma vantagem de 1.310 pontos sobre Federer, mas ao campeão do Masters estão reservados 1.500 pontos para o “ranking”.

Neste caso, se Federer repetir os triunfos do Masters de 2004, 2007 e 2011 pode acabar a época no topo da hierarquia mundial.

O suíço figurou pela última vez no primeiro lugar da classificação mundial em outubro de 2012, mas foi em 2009 a última vez que fechou a temporada como líder da hierarquia.

Além de Nishikori e Raonic, pela primeira vez a disputar um Masters, o grupo B é formado também pelo escocês Andy Murray.

O grupo A - encabeçado por Djokovic, que já venceu três vezes o torneio e é o atual campeão de Wimbledon - é também formado por mais dois campeões de "grand slams" deste ano: o suíço Stanislas Wawrinka (Austrália) e o croata Marin Cilic (US Open).

O espanhol Rafael Nadal, campeão de Roland Garros, é o grande ausente desta edição. O atual número dois do mundo foi operado hoje com sucesso a uma apendicite.