Petra Kvitova e Lucie Safarova deram hoje à República Checa uma vantagem de 2-0 sobre a Alemanha na final da Taça Fed em ténis, vencendo os dois primeiros encontros de singulares do embate que decorre em Praga.

Kvitova, número um checa e quarta do "ranking" mundial, bateu a mais cotada jogadora alemã, Andrea Petkovic, por 6-2 e 6-4, em uma hora e 17 minutos de encontro. De seguida, Safarova precisou de uma hora e 28 minutos para derrotar Angelique Kerber, por 6-4 e 6-4.

A República Checa ficou assim a um ponto de conquistar o troféu pela terceira vez nos últimos quatro anos, depois de ter vencido em 2011 e 2012. A Alemanha ficou mais longe de repetir a vitória conseguida pela última vez em 1992.

No rapidíssimo piso da O2 Arena, Kvitova, campeã de Wimbledon, baseou o seu jogo num serviço forte e na agressividade para conseguir dois "breaks" e chegar a 5-1 no primeiro "set". Um momento de desconcentração custou-lhe uma quebra de serviço, mas a checa recompôs-se e fez o "contra-break" para fechar o parcial em 6-2.

No segundo "set", ambas as jogadoras cederam o seu serviço por uma vez e depois seguraram-no até ao décimo jogo, no qual Kvitova dispôs de uma "break-point" e converteu-o, graças à resposta demasiado longa de Petkovic a uma esquerda cortada.

No outro confronto, entre duas esquerdinas, Safarova, 17.ª da classificação mundial, e Kerber, 10.ª, quebraram o serviço por uma vez cada uma no primeiro "set", até que Safarova se viu com dois pontos de "break" no décimo jogo e converteu o segundo.

A checa e a alemã tiveram dois "breaks" cada na segunda partida, até a Safarova conseguir fazer o 5-4. Depois de abrir o décimo jogo com uma dupla-falta, Kerber caiu para 0-40 e ofereceu três "macth-points" à adversária, que desperdiçou os dois primeiros, mas não o terceiro, ganhando o encontro apesar dos seus 32 erros não forçados.

No domingo, será a vez de Kvitova defrontar Kerber, num embate que poderá definir a campeã. Se necessário, o quarto encontro de singulares será disputado entre Safarova e Petkovic.

Para o embate de pares, que fecha esta final, foram escaladas as checas Lucie Hradecka e Andrea Hlavackova e as alemãs Sabine Lisicky e Julia Gorges.

No histórico da competição, a República Checa conta com sete troféus (cinco como Checoslováquia), enquanto a Alemanha venceu duas vezes a Fed Cup, a última em 1992.