O tenista português João Sousa encerrou a temporada no 54.º lugar do “ranking” mundial, numa lista publicada hoje, encabeçada pelo sérvio Novak Djokovic, que venceu domingo os Campeonatos ATP, em Londres.

Num calendário que ainda reserva esta semana alguns torneios “challenger” (segundo escalão do circuito), João Sousa terminou a época abaixo do “top-50”, num ano em que alcançou a melhor classificação de sempre.

A 14 de julho de 2014, o número um português surgiu no 35.º lugar da classificação mundial, numa época em que não conseguiu defender o título de Kuala Lumpur, o único que conquistou no circuito, embora tenha chegado a duas finais, em Metz (França) e Bastad (Suécia).

Por seu turno, Djokovic venceu domingo pela quarta vez o torneio que encerra e época graças à desistência do suíço Roger Federer, que tinha chegado a Londres ainda com hipóteses de destronar o sérvio do topo da hierarquia.

No entanto, Djokovic resolveu a questão da liderança do “ranking” ainda na fase de grupos e procurava domingo o quarto troféu na prova, o terceiro consecutivo, depois de 2008, 2012 e 2013.

O sérvio viria a conseguir erguer a taça sem precisar de disputar a final, em virtude de uma lesão nas costas de Federer, que nem sequer subiu ao “court” da O2 Arena de Londres.

Além dos Campeonatos ATP, Novak Djokovic venceu esta temporada o Grand Slam de Wimbledon, os Masters 1000 de Paris, Roma, Miami e Indian Wells e o torneio de Pequim.

Esta é a terceira vez, nos último quatro anos, que Djokovic encerra a época como líder do “ranking” mundial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.