O suíço Roger Federer deverá jogar na sexta-feira nos primeiros encontros de singulares da final da Taça Davis em ténis, contra o francês Gaël Monfils, de acordo com o sorteio realizado hoje em Villeneuve-d'Ascq, França.

O sorteio não garante em absoluto a presença de Federer, já que o número dois mundial apresentou-se em França com um problema nas costas, que o impediu de disputar a final dos Masters de Londres e só lhe permitiu treinar 20 minutos na quarta-feira.

Para esta final entre França e Suíça, que se joga na terra batida do Estádio Pierre Mauroy, em Villeneuve-d'Ascq, Lille, e que abre com o embate entre Jo-Wilfred Tsonga (19.º do "ranking") e Stan Wawrinka (4.º), a equipa helvética pode decidir substituir Federer até uma hora antes do encontro, depois de confirmada a lesão por um médico reconhecido.

No sábado, no encontro de pares, Richard Gasquet deveria formar dupla com Julien Benneteau pela França para enfrentar Marco Chiudinelli e Michael Lammer, mas até lá os capitães podem alterar a composição e é provável que Gasquet se junte a Tsonga e que Federer e Wawrinka alinhem pela suíça, se a condição física permitir.

Gilles Simon é suplente na equipa gaulesa, enquanto a Suíça optou por se apresentar apenas com quatro jogadores.

A França procura conquistar a Taça Davis pela décima vez, a última das quais em 2001, enquanto a Suíça, que disputou a final somente em 1992, tenta levar a Saladeira de Prata pela primeira vez.