O suíço Roger Federer ficou hoje a apenas um encontro de assinalar a sua milésima vitória no circuito profissional de ténis, após vencer o búlgaro Grigor Dimitrov nas meias-finais do torneio australiano de Brisbane.

Na final de domingo, o primeiro cabeça de série do torneio e atual número dois mundial vai defrontar o canadiano Milos Raonic, que hoje derrotou o japonês Kei Nishikori.

A nove dias do início do Open da Austrália, o primeiro `Grand Slam´ da temporada, Federer aparenta estar em boa forma e derrotou Dimitrov, quarto cabeça de série, em apenas 53 minutos (6-2 e 6-2), já depois de no encontro anterior ter demorado apenas 39 minutos para afastar o australiano James Duckworth.

Fortíssimo neste encontro das meias-finais, o suíço, vencedor de 17 títulos do `Grand Slam´, não estremeceu e dominou o jovem jogador búlgaro, de 23 anos e número 11 do mundo.

O canadiano Raonic, oitavo jogador do `ranking´ mundial e terceiro pré-designado em Brisbane, é quem vai tentar adiar a milésima vitória do seu oponente, tendo hoje sentido grandes dificuldades para derrotar o japonês Kei Nishikori, segundo jogador do torneio.

Para marcar lugar na final, Raonic, conhecido como o `bombardeiro canadiano´, necessitou de duas horas e meia para bater Nishikori, com os parciais de 6-7 (4-7), 7-6 (7-4) e 7-6 (7-4).

Entretanto, na final feminina, o triunfo foi para a russa Maria Sharapova, primeira cabeça de série, que derrotou a sérvia Ana Ivanovic, segunda pré-designada, por 6-7 (4-7), 6-3 e 6-3.