O tenista argentino Juan Martin del Potro, bicampeão do Portugal Open, venceu hoje o primeiro encontro no circuito dos últimos dez meses, na ronda inaugural do torneio australiano de Sydney.

Uma cirurgia num pulso afastou o argentino dos ‘courts’ e ‘afundou-o’ no 338.º lugar do ‘ranking’ mundial. Um convite da organização permitiu a Del Potro, campeão em Portugal em 2011 e 2012, defender o título conquistado o ano passado em Sydney.

Na estreia nesta edição, o sul-americano, que chegou a ser número quatro do mundo em 2010, bateu o ucraniano Sergiy Stakhovsky, 69.º da hierarquia, em dois ‘sets’, pelos parciais de 6-3 e 7-6 (7-4).

Na segunda ronda, Del Potro defrontará o jogador mais cotado em prova, o italiano Fabio, atual 18.º do ‘ranking’ mundial.

O torneio feminino de Sydney ficou marcado pela desistência de Simona Halep, terceira jogadora do mundo. A romena foi forçada a abdicar devido a uma gastroenterite, deixando a vaga no quadro à norte-americana Nicole Gibbs.

Gibbs, 97.ª da hierarquia, tinha perdido na última ronda do ‘qualifying’, mas acabou por ser ‘repescada’ após a desistência de Halep.

A romena defrontaria na primeira eliminatória do quadro principal a checa Karolina Pliskova, 22.ª do circuito e próxima adversária da ‘lucky loser’ norte-americana.