O tenista português João Sousa vai estrear-se no Open da Austrália, primeiro torneio do Grand Slam da temporada, frente ao australiano Jordan Thompson, que recebeu um convite da organização.

O sorteio, realizado hoje em Melburne, colocou o número um português e atual 52.º do ‘ranking’ mundial no caminho do australiano, de 20 anos e 273.º da hierarquia.

Caso se qualifique para a ronda seguinte, João Sousa vai encontrar o japonês Tatsuma Ito ou o eslovaco Martin Klizan, 32.º cabeça de série.

Esta será a terceira participação de João Sousa no Open da Austrália, tendo atingido a segunda ronda em 2013 e sido eliminado na estreia no ano passado.

O campeão em 2013, o suíço Stanislas Wawrinka, quarto cabeça de série, vai encontrar na primeira ronda o turco Marsel Ilhan, enquanto o número um mundial, o sérvio Novak Djokovic, vai jogar com um jogador vindo da qualificação.

O suíço Roger Federer, segundo do ‘ranking’, vai jogar com Yen-Hsun Lu, de Taipé, com Rafael Nadal, terceiro, a ter, em teoria, o teste mais complicado, frente ao russo Mikhail Youzhny, antigo ‘top-10’ mundial.

No quadro feminino, as duas primeiras do ‘ranking’ tem tarefas, teoricamente, fáceis, com a norte-americana Serena Williams, líder da hierarquia, a jogar com a belga Alison Van Uytvanck, 106.ª, e a russa Maria Sharapova a encontrar uma tenista da qualificação.