O tenista português João Sousa perdeu três lugares no ‘ranking’ mundial e ‘caiu’ para a 55.ª posição, numa lista cuja publicação foi antecipada para hoje em virtude do Open da Austrália, que começa segunda-feira.

O número um português assinalou a estreia na época de 2015 com uma derrota logo na primeira ronda do torneio neozelandês de Auckland, um dos que preparou na última semana o primeiro ‘Grand Slam’ do ano.

No Open da Austrália, João Sousa vai estrear-se na edição de 2015 frente a um jogador da casa, Jordan Thompson, número 274 do mundo.

Esta será a quinta vez, a terceira no quadro principal, que João Sousa disputa o primeiro ‘major’ do ano. O português guarda como melhor resultado em Melbourne a prestação em 2013, quando conseguiu passar a ronda inaugural.

No topo da tabela do ATP Tour não há alterações. O sérvio Novak Djokovic continua a liderar a classificação mundial, à frente do suíço Roger Federer e do espanhol Rafael Nadal.

Em femininos, a principal ‘mexida’ do ‘top-10’ foi protagonizada pela sérvia Ana Ivanovic, que passa a fechar o grupo das melhores cinco jogadoras, graças à presença na final do torneio de Brisbane, na Austrália, onde foi derrotada pela russa Maria Sharapova.

Sharapova mantém o estatuto de número dois do mundo, só atrás da norte-americana Serena Williams, que continua a comandar o ‘ranking’.

Entre as portuguesas, Michelle de Brito continua na 120.ª posição, apesar de na última semana ter sido eliminada logo à primeira no torneio ITF (segundo escalão) de Captiva Island, nos Estados Unidos.