O sérvio Novak Djokovic, líder do ténis mundial, mostrou hoje que está disposto a conquistar o quinto título no Open da Austrália, enquanto o suíço Stanislas Wawrinka iniciou de forma quase irrepreensível a defesa do título de 2014.

No dia em que fechou a primeira ronda, Djokovic impôs-se ao ‘qualifier’ Aljaz Bedebe, da Eslovénia, pelos parciais de 6-3, 6-2 e 6-4, num encontro que durou 109 minutos.

O líder da hierarquia mundial, que na segunda ronda vai encontrar o russo Andrey Kuznetsov, procura, tal como o suíço Roger Federer, o quinto título em Melbourne.

O suíço Stanislas Wawrinka, quarto do mundo, iniciou a defesa do título com uma vitória fácil sobre Marsel Ilhan, o único jogador turco do quadro, pelos parciais de 6-1, 6-4 e 6-2.

“Hoje foi muito bom, foi uma excelente forma de começar. O primeiro ‘Grand Slam’ nunca é fácil, mas estou contente com o meu jogo, estou confiante”, afirmou o suíço.

O japonês Kei Nishikori, quinto favorito, venceu o espanhol Nicólas Almagro, ausente dos ‘courts’ há sete meses devido a lesão, por 6-4, 7-6 e 6-2.

O ucraniano Illya Marchenko, proveniente do ‘qualifying’, dificultou a vida ao canadiano Milos Raonic, oitavo cabeça de série, mas acabou por ser derrotado pelos parciais de 7-6 (7-3), 7-6 (7-3) e 6-3.

O italiano Fabio Fognini não fez jus à sua condição de 16.º favorito e acabou por ser derrotado pelo colombiano Alejandro Gonzalez, por 4-6, 6-2, 6-3 e 6-4.

Num dia sem surpresas no quadro feminino, a norte-americana Serena Williams, líder da hierarquia mundial, venceu com facilidade a belga Alison Van Uytvanck, pelos parciais de 6-0 e 6-4.

Serena Williams, que na segunda ronda vai defrontar a russa Vera Zvonareva, sabe que um mau resultado no primeiro torneio do ‘Grand Slam’ da temporada pode custar-lhe o número um mundial.

A russa Maria Sharapova, que jogou na segunda-feira a primeira ronda, pode ascender à liderança, caso alcance a final de Melbourne.

A eslovaca Dominika Cibulkova, finalista da última edição, ganha pela chinesa Na Li, sofreu para vencer a belga Kirsten Flipkens, por 3-6, 6-3 e 6-1.

A bicampeã Victoria Azarenka, que depois de um ano de 2014 marcado por lesões, que a deixaram fora das favoritas, venceu a norte-americana Sloane Stephens, por 6-3 e 6-2.

Na segunda ronda, Azarenka vai defrontar a dinamarquesa Caroline Wozniacki – que hoje derrotou a norte-americana Taylor Towsend – num jogo entre duas antigas líderes da classificação mundial.

Na quarta-feira, no arranque da segunda jornada, o português João Sousa, 55.º do ranking mundial, vai defrontar o eslovaco Martin Klizan, 32.º cabeça de série e número 34 do mundo.