O sérvio Novak Djokovic, líder do ‘ranking’, e o suíço Stanislas Wawrinka, vencedor do torneio em 2014, qualificaram-se hoje para a quarta ronda do Open da Austrália de ténis, ao contrário da checa Petra Kvitova, quarta da hierarquia feminina.

Na terceira ronda do primeiro ‘Grand Slam’ de 2015, o sérvio superou o espanhol Fernando Verdasco, por 7-6 (10/8), 6-3 e 6-4, e vai agora disputar uma vaga nos quartos de final frente ao luxemburguês Gilles Muller, ‘carrasco’ do norte-americano John Isner.

Djokovic é o favorito a conquistar o seu quinto título em Melbourne, depois da surpreendente eliminação do suíço Roger Federer na terceira ronda, tendo ainda o detentor do título em prova, com o triunfo sobre o Jarkko Nieminen, por 6-4, 6-2 e 6-4.

O vencedor do Portugal Open de 2013 vai defrontar na quarta ronda o espanhol Guillermo Garcia-Lopez, que afastou do torneio o canadiano Vasek Pospisil, enquanto o japonês Kei Nishikori, quinto cabeça de série, vai defrontar o espanhol David Ferrer, depois de ter vencido o norte-americano Steve Johnson, por 6-7 (7/9), 6-1, 6-2 e 6-3.

Também hoje, o canadiano Milos Raonic superou o alemão Benjamin Becker, ao vencer por 6-4, 6-3 e 6-3, marcando encontro na próxima ronda com o espanhol Feliciano Lopez, que eliminou o polaco Jerzy Janowicz.

Na competição feminina, Kvitova, quarta do ‘ranking’ WTA, foi hoje eliminada pela norte-americana Madison Keys, de 19 anos e 35.ª da hierarquia, que é treinada pela antiga jogadora Lindsay Davenport, por 6-4 e 7-5, na terceira ronda.

“As minhas mãos ainda estão a tremer, ainda nem consigo acreditar nisto, estou muito entusiasmada”, afirmou Keys, que agradeceu à “fantástica” Davenport, que venceu três torneios do ‘Grand Slam’, entre os quais o australiano em 2000.

Serena, líder do circuito, e Venus Williams também asseguraram presença nos oitavos de final, ao vencerem hoje, respetivamente a ucraniana Elina Svitolina, por 4-6, 6-2 e 6-0, e a italiana Camila Giorgi, por 4-6, 7-6 (7/3) e 6-1.

Também se juntaram à russa Maria Sharapova, segunda do ‘ranking’, a polaca Agnieszka Radwanska, a espanhola Garbine Muguruza, a eslovaca Dominika Cibulkova, a bielorrussa Victoria Azarenka e a norte-americana Madison Brengle.