A tenista norte-americana Serena Williams conquistou hoje o seu 19.º título do 'Grand Slam', o vencer pela sexta vez o Open da Austrália, remetendo a russa Maria Sharapova a um 'jejum' de 11 anos nos confrontos diretos.

Na final disputada na Rod Laver Arena, em Melbourne, a primeira em mais de uma década opondo as duas primeiras do 'ranking' mundial, a número um derrotou a segunda da hierarquia por 6-3 e 7-6 (7-5) e precisou de uma hora e 51 minutos para alcançar o 60.º título de singulares da sua carreira. Com a 17.ª vitória nos 19 embates com a Sharapova, Serena acentuou a sua superioridade sobre a russa, cujo último triunfo sobre a americana remonta a 2004. Já são 16 derrotas seguidas e, hoje, só no segundo 'set' mostrou alguma capacidade para contrariar o jogo da adversária.

Mas não foi suficiente para impedir que Serena ultrapassasse os 18 títulos do 'Grand Slam' das suas compatriotas Chris Evert e Martina Navratilova e igualasse a também norte-americana Helen Wills Moody, ficando a três vitórias das 22 da alemã Steffi Graf, recordista da ‘era open’, e a cinco das 24 da australiana Margaret Court, recordista absoluta.

"Estar aqui com 19 títulos é algo que eu nunca pensei que acontecesse. Eu entrei nos 'courts' com uma bola, uma raqueta e esperança. E era tudo o que tinha", afirmou Serena, que é, aos 33 anos, a mais velha jogadora a ganhar um evento do 'Grand Slam', contabilizando seis vitórias na Austrália, outras tantas no US Open, cinco em Wimbledon e duas em Roland Garros.

Sem vencer na Austrália desde 2010, Serena Williams apontou o sentido da final no primeiro jogo, ao impor um 'break' de entrada, antes de o encontro ser interrompido durante quase um quarto de hora, devido á chuva, com 3-2 favorável à americana. Já com o teto do recinto fechado, Serena manteve o rumo agressivo e chegou a 5-2. Sharapova ainda conseguiu quebrar o serviço da americana por uma vez, mas a 'rainha' da WTA, arrasadora na resposta ao serviço, fez mais um 'break' e fechou a partida em 47 minutos.

Adoentada nos últimos dias, a americana parecia querer resolver os pontos rapidamente, mas Sharapova equilibrou o encontro no segundo 'set'. Apesar de ter diminuído a percentagem de primeiros serviços colocados, a russa foi mais ganhadora na sua pancada e Serena menos efetiva na resposta, desperdiçando mesmo um 'match-point' a 5-4.

Sem quebras de serviço, o 'set' encaminhou-se para um 'tie-break' em que Sharapova ainda vislumbrou uma hipótese de forçar uma terceira partida, mas não aproveitou a embalagem do primeiro ponto, ganho no serviço da rival, e deixou que Serena tomasse a dianteira para fechar o encontro com o seu 18.º 'ás' da noite.

"Tenho de dar os parabéns a Serena, por fazer história e por jogar algum do seu melhor ténis. Não a venço há muito tempo, mas adoro quando entro num 'court' com ela, porque ela tem sido a melhor e, como jogadora de ténis, quero jogar coma melhor", disse Sharapova.