João Zilhão, o diretor do novo Estoril Open, explicou hoje à agência Lusa que a organização sempre desejou aproximar o público do ténis, colocando-o mais perto do ‘court’.

“Era um desejo nosso, independentemente do espaço em que o torneio se fosse realizar, que as transmissões televisivas mostrassem o público mais perto do ‘court’ e, especialmente, que o público se sentasse lá para estar mais perto do ténis”, explicou.

O novo Estoril Open, que sucede ao torneio organizado durante 25 anos, no complexo do Jamor, por João Lagos, vai deslocar-se para o Clube de Ténis do Estoril, uma mudança que vai trazer novos desafios à nova organização do principal torneio de ténis nacional.

“Não obriga a mais trabalho, é um trabalho diferente. O trabalho será o mesmo, mas basicamente a montagem do puzzle é que é diferente. Vamos ter de montar um lego num espaço diferente. Não quer dizer que vai ser pior ou mais difícil, vai ser diferente”, defendeu João Zilhão, que hoje, na conferência de imprensa de apresentação da prova, revelou que já está em marcha a reformulação do complexo para albergar todas as logísticas da competição.

O diretor do Estoril Open recordou ainda o início da aventura, que obrigou a equipa organizadora, composta pela U.Com, empresa sedeada na Alemanha que é especializada na comunicação e organização de eventos, pelo empresário holandês e ex-tenista Benno Van Veggel e pela Polaris Sports, do empresário Jorge Mendes, a reunir “todas as forças financeiras” para assegurar que o torneio se mantinha em Portugal.

“Quando fomos contactados pela ATP foi no sentido de saber se nos conseguíamos munir das valências não só financeiras, mas de todas as que são necessárias para poder avançar para um projeto desta dimensão. Eu não revelei números, mas é um projeto que custa muitos milhões de euros. Foi muito difícil”, assumiu.

Depois de João Lagos perder a licença de organização do torneio que nos dois últimos anos se denominou Portugal Open, a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) procurou compradores para a licença, de modo a manter a competição em Portugal.

Apesar de decorrer pela 26.ª ocasião, esta edição do Estoril Open, que decorre entre 25 de abril e 03 de maio, não pode ser considerada a 26.ª edição do torneio que hoje voltou a nascer.