A República Checa, vencedora da Taça Davis em 2012 e 2013, vai defrontar a Austrália sem os seus dois melhores tenistas, depois de hoje Radek Stepanek ter renunciado à primeira ronda devido a lesão.

Depois de Tomas Berdych ter anunciado que não participaria na primeira eliminatória do Grupo Mundial, que se disputa entre 6 e 8 de março, em Ostrava (República Checa), para se concentrar na sua carreira no circuito, hoje também Radek Stepanek comunicou que iria estar ausente.

O veterano checo, de 36 anos, não joga desde que contraiu uma lesão nas costas na meia-final da competição perdida com a França em setembro.

"O meu estado de saúde, a minha condição física e o meu jogo, infelizmente, não melhoraram tão rapidamente como eu desejava", explicou o jogador no Facebook, defendendo que seria "irresponsável" da sua parte fazer parte da seleção sem ter ritmo competitivo.

Stepanek e Berdych foram os principais "obreiros" das vitórias da República Checa na principal prova de seleções do ténis em 2012 e 2013.