O tenista espanhol Rafael Nadal, número três mundial, confessou-se esta sexta-feira surpreendido com a escolha de piso duro, em detrimento da terra batida, para o torneio de ténis dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

"Estou surpreso por, num país que tem jogadores especialistas em terra batida, os Jogos Olímpicos irem disputar-se em piso duro", reconheceu o 'rei' da terra batida na conferência de imprensa de antevisão do Open do Rio de Janeiro, que começa na próxima semana.

Os principais torneios brasileiros têm "courts" de pó de tijolo e Gustavo Kuerten, antigo número um mundial e o jogador mais emblemático da história da modalidade no país, notabilizou-se em terra batida, nomeadamente ao vencer Roland Garros (o único "Grand Slam" que se realiza nesse piso) em três ocasiões.

A Federação Internacional de Ténis (ITF) justificou a sua escolha com o facto de o torneio olímpico de ténis do Rio2016 se disputar duas semanas antes do Open dos Estados Unidos, que é em superfície rápida.

Campeão olímpico em 2008, em Pequim (China), Nadal, de 28 anos, já revelou a ambição de conquistar um segundo ouro no Rio de Janeiro e destronar Andy Murray, vencedor em Londres (Reino Unido) em 2012.