O tenista português João Sousa subiu um lugar no ‘ranking’ mundial, surgindo agora no 45.º posto na lista publicada hoje, que continua a ser liderada confortavelmente pelo sérvio Novak Djokovic.

O número um português teve uma passagem efémera na semana passada pelo torneio holandês de Roterdão, onde foi eliminado logo na ronda inaugural, mas continua a ‘rentabilizar’ a presença nas meias-finais em Marselha, França, há duas semanas.

O segundo jogador português mais cotado, Gastão Elias, ‘escalou’ cinco posições na hierarquia e figura no lugar 123, isto depois de ter chegado às meias-finais do ‘challenger’ (segundo escalão do circuito) de Santo Domingo, na República Dominicana.

No topo da lista, a única ‘promoção’ no ‘grupo de elite’ dos 10 melhores foi protagonizada pelo suíço Stanislas Wawrinka, que subiu à sétima posição, relegando o checo Tomas Berdych para o oitavo lugar.

Wawrinka, campeão do Portugal Open de 2013, viu agora premiada a vitória de há uma semana no torneio de Roterdão, numa final ganha precisamente a Berdych, finalista do torneio português em 2014.

No quadro feminino, que continua a ser comandado pela norte-americana Serena Williams, os ‘acertos’ de contas impulsionaram a checa Petra Kvitova, que não joga desde que foi eliminada na terceira ronda do Open da Austrália, para o terceiro lugar da lista mundial.

O grupo de elite das 10 melhores tem uma nova membro esta semana, a alemã Andrea Petkovic, que entrou no ‘top-10’ após o triunfo no torneio belga de Antuérpia.

No sentido inverso, outra alemã, Angelike Kerber, saiu do ‘top-10’ e foi ‘despromovida’ para a 12.ª posição, depois de ter ficado pela segunda ronda em Antuérpia.

A número um portuguesa, Michelle Larcher de Brito, não joga desde finais de janeiro, quando perdeu na segunda eliminatória do torneio ITF (segunda divisão do circuito feminino) norte-americano de Sunrise, e hoje desceu duas posições, até ao 121.º lugar.