Nuno Marques reconheceu que o 2-0 de Portugal frente a Marrocos, na primeira eliminatória do Grupo II da Taça Davis, foi "sacado a ferros" por um Rui Machado, que ainda joga ténis para ter vitórias como a de hoje.

“Jogaram muito bem. Este último jogo foi superduro, com um adversário muito bom. O Rui acabou de uma maneira impressionante. Foi [um triunfo] sacado a ferros”, disse o ‘capitão’ português, referindo-se à vitória de Machado sobre Lamine Ouahab, antes de elogiar o jogo “muito sólido” de João Sousa, que derrotou Yassine Idmbarek.

Nuno Marques estava satisfeito com o desempenho de Portugal na primeira jornada da eliminatória, considerando que é “melhor estar a ganhar por 2-0 do que a perder ou estar 1-1”.

Autor de um grande jogo frente a Ouahab, Rui Machado voltou a referir na conferência de imprensa, realizada no Complexo do Jamor, em Oeiras, o mesmo que disse no ‘court’ depois de vencer o marroquino por 6-2, 6-4 e 6-4: que a Taça Davis é um dos motores que o move.

“No segundo ‘set’, não dei conta [do apoio do público], porque estava muito concentrado. No terceiro ‘set’, sim. No princípio do jogo do 5-4, senti um barulho infernal. É isto a Taça Davis, é por isso que eu ainda jogo, para ter estes momentos. Eu também tento mostrar garra, apelar ao coração”, confessou, indicando que este foi o melhor encontro que disputou nas últimas semanas, apesar de ter conquistado três títulos no Sri Lanka.

Já João Sousa admitiu que no final do terceiro ‘set’ teve um momento de menor intensidade, mas mostrou-se satisfeito com as sensações do encontro de hoje.

“As coisas estavam a correr-me bem até os 12-0. Ele tem nível para fazer jogos, mas eu também estava a um bom nível. Se calhar no final do terceiro ‘set’ tive uma quebra de concentração e ele começou a jogar um pouco melhor. Consegui dar a volta à situação e mantive um bom nível até ao final”, descreveu o 52.º tenista mundial, que venceu Idmbarek, por 6-0, 6-0 e 6-2.

O selecionador marroquino, Medhi Tahiri, reconheceu a justiça do resultado da primeira jornada, mas garantiu que os seus jogadores vão esquecer o que se passou hoje e concentrar-se no encontro de pares de sábado.

“No papel, sabíamos que o Sousa estava a ter o melhor momento da sua carreira. Jogou em Portugal, em frente do público. Só queríamos fazer um bom jogo e tentar a surpresa, mas o Sousa é muito bom. O nosso jogador bloqueou, estava nervoso. Quanto ao Machado, lutou muito bem”, disse.

Apesar de estar a perder por 2-0, Medhi Tahiri ainda acredita na reviravolta: “Hoje os portugueses ganharam e mereceram. Amanhã, se jogarmos bem, o ponto será nosso. Há sempre uma possibilidade”.