Novak Djokovic tornou-se hoje no primeiro tenista a vencer os três primeiros Masters 1000 da temporada, ao impor-se ao checo Tomas Berdych, por 7-5, 4-6 e 6-3, na final de Monte Carlo.

Vencedor em Indian Wells e em Miami, em piso rápido, o sérvio é o primeiro homem na história do ténis a fazer o ‘tri’ nos três primeiros torneios da categoria, um feito ainda mais notável tendo em conta que também venceu o Open da Austrália, o primeiro ‘Grand Slam’ do ano.

O triunfo de hoje, conseguido em duas horas e 43 minutos depois de uma interrupção provocada pela chuva, permitiu ao sérvio, número um do ‘ranking’ mundial, a conquista do seu segundo título no Mónaco, depois do de 2013, e do 23.º em Masters 1000.

“Foi uma grande batalha, tiveste uma reação espantosa depois da chuva e também merecias este troféu”, disse ‘Djoko’ ainda no ‘court’, dirigindo-se ao número oito do ‘ranking’ mundial, que continua sem acrescentar um torneio Masters 1000 ao seu palmarés desde que venceu em Paris-Bercy em 2005.

Berdych deu mais luta do que o esperado ao número um mundial, aproveitando a paragem provocada pela chuva (quando o supervisor do torneio a decretou, o checo mostrou-se contrariado), quando o sérvio vencia por 7-5 e 3-2, para conseguir vencer o segundo ‘set’, por 6-4.

Mas, no terceiro parcial, Djokovic foi buscar a confiança sustentada por um registo de 30 vitórias contra apenas duas derrotas esta temporada, para recuperar o comando do encontro e derrotar o checo pela sexta vez consecutiva e elevar o seu balanço pessoal para 19-2 em relação ao outro finalista.

Com o segundo título em Monte Carlo, o líder do ‘ranking’ ATP atinge os 23 títulos em Masters 1000, igualando Roger Federer. Os dois estão ainda a quatro troféus do recorde de Rafael Nadal.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.