Os tenistas portugueses João Sousa, número 1 nacional, e Rui Machado vão enfrentar-se na primeira ronda do Estoril Open, ditou hoje o sorteio realizado no Clube de Ténis do Estoril.

Foi com um sorriso que João Sousa viu sair a sua ‘ficha’, instantes depois de o nome de Rui Machado, ‘wild-card’ e 232.º tenista mundial, ter saído no sorteio, uma sucessão de acontecimentos que ‘obrigou’ a um duelo ‘fratricida’ entre portugueses na primeira ronda.

“O sorteio ditou que, infelizmente, vou jogar contra um português. Para além do mais, somos bastante amigos. Vai ser um jogo interessante. Já nos conhecemos há muitos anos, ambos conhecemos as armas e os defeitos do jogo do outro. Vai ser um grande desafio, tanto para mim como para o Rui”, reconheceu o 56.º tenista do ‘ranking’ ATP, destacando, contudo, o facto de estar garantida a presença de um português na segunda ronda.

Melhor sorte teve Gastão Elias, 134.º jogador mundial e segundo tenista nacional, que irá cruzar-se com um jogador oriundo da fase de qualificação, mas que, caso vença, poderá deparar-se com o francês Richard Gasquet, 27.º da hierarquia ATP e finalista do anterior Estoril Open em 2007 e 2012.

O mais azarado dos tenistas nacionais no sorteio acabou por ser o único que ficou na parte superior do quadro, encabeçada pelo espanhol Feliciano López: Frederico Silva viu sair-lhe a ‘ficha’ do holandês Gilles Muller, 42.º do ‘ranking’.

Com Feliciano López (12.º ATP), Kevin Anderson (17.º), Tommy Robredo (20.º) e Leonardo Mayer (24.º) - os quatros primeiros cabeças de série - isentos na primeira ronda, um dos confrontos mais aguardados será aquele que vai opor uma das mais jovens estrelas do panorama tenístico internacional, o croata Borna Coric (55.º), ao francês Jeremy Chardy (32.º).

O outro dos ‘porta-estandartes’ da organização, o australiano Nick Kyrgios, ex-campeão mundial de juniores, calhou o espanhol Albert Ramos, que tradicionalmente se dá bem em Portugal.

O quadro principal do Estoril Open disputa-se entre segunda-feira e domingo, no Clube de Ténis do Estoril, em Cascais, com a fase de qualificação já a decorrer.