Enquanto a maior parte das pessoas estava concentrada no Court Central a vibrar com os jogos que decorreriam, aproveitámos para conversar com dois adeptos junto a um dos courts de treino do Estoril Open.

Nesse Court estava Borna Coric a preparar o seu próximo encontro. Os companheiros de conversa são ambos fãs de ténis há mais de 40 anos. João foi inclusive campeão nacional no escalão de júnior. Vitor está estabelecido em Paris e conta que vai todos os anos a ROLAND Garros, o Grand Slam da terra batida.

Destacam a " limpeza " das pancadas de direita e de esquerda de Coric e tentam adivinhar o seu parceiro de treino. Nem eles nem nós chegámos a perceber mas suposémos que pertenceria ao staff do jogador croata.

Pelo meio ficam considerações em relação à nova localização da maior prova de ténis em Portugal. Ambos preferiam que o torneio se continuasse a realizar no Jamor porque gostavam mais do espaço e porque era mais fácil estacionar.

Já as sessões noturnas, afirmam que até acham uma boa ideia, mas não concordam que se pague por um jogo à noite o mesmo que se paga por quatro ou cinco jogos durante o dia.

Falam do primeiro ano em que Federer veio jogar o torneio, e dizem que pensaram que esse acontecimento daria um impulso muito maior ao ténis português. Passados 7 anos, segundo eles, pouca coisa mudou e o atraso em relação a potências como, por exemplo, França continua a ser imenso.

"Grande parte do financiamento de Roland Garros é feito pela Federação Francesa de Ténis" diz o adepto estabelecido em Paris, destacando o papel pouco ativo da Federação Portuguesa de Ténis como um dos fatores determinantes do atraso da modalidade em Portugal.

No final da conversa, decidiram brincar com os jovens que tentavam arrancar um autografo a Coric, incentivando-os a invadirem o campo. Vitor recorda ainda quando graças a um amigo da organização conseguiu 5 toalhas oficiais do torneio francês,que custam cada uma 50 euros. Para si, foi o equivalente a um destes jovens conseguir uma assinatura do seu ídolo. Conta que ficou com uma para si e que vendeu as outras 4 no clube onde joga por metade do preço, fazendo um lucro de ...100 euros.

Talvez ver bom ténis não seja o único benefício que se pode tirar da ida a um torneio.