O tenista australiano Nick Kyrgios defendeu hoje que será o ‘underdog’ da meia-final do Estoril Open, porque o seu adversário, o espanhol Pablo Carreño Busta, está mais habituado a jogar no pó de tijolo.

"Não penso que seja o favorito para a meia-final. Ele está acostumado a jogar em terra batida, eu cresci na Austrália, sempre joguei em piso rápido. Sou o ‘underdog’", reconheceu o 46.º jogador mundial, rejeitando o favoritismo que o seu estatuto de sétimo cabeça de série lhe confere frente a Busta, 64.º tenista ATP.

O australiano de 20 anos desfez-se em sorrisos no "court", riu-se quando perdeu pontos e deu um "show" numa troca de bolas com um anónimo, escolhido num concurso da Associação de Turismo de Cascais. Na conferência de imprensa, o tenista com estilo de ‘rapper’ encantou com a sua humildade.

"Tive de melhorar a forma como me deslocava em terra. Trabalhei e melhorei", disse, mostrando-se muito satisfeito com a consistência do seu serviço ao longo da semana no Clube de Ténis do Estoril (Cascais).

Impressionado com o "grande apoio" que tem recebido desde as bancadas do torneio português, sobretudo de crianças e jovens, Kyrgios confessou que não estava à espera da receção que teve.

Sobre o encontro dos quartos de final, em que venceu o holandês Robin Haase, por 6-3 e 6-4, o australiano destacou a forma como jogou: "Senti-me muito confortável, servi bem. Sabia que ia ser um jogo difícil, mas estou satisfeito".

Nick Kyrgios vai lutar no sábado com Pablo Carreño Busta por um lugar na final do Estoril Open, o que seria uma estreia no seu currículo.