O português João Sousa, 57.º do ‘ranking’ mundial, foi hoje eliminado do Masters 1000 de Madrid em ténis, falhando o acesso ao quadro principal, ao perder frente ao colombiano Alejandro Gonzalez pelos parciais de 6-2, 5-7 e 6-2.

O tenista português até entrou bem na partida, a acertar com o primeiro serviço (fez quatro ‘ases’ no ‘set’ inicial) e dando seguimento com pancadas fortes de direita e de esquerda, fazendo correr o colombiano (14.º pré-designado no ‘qualifying’ e 136.º do Mundo) no fundo do corte.

Logo no primeiro jogo do encontro, com Gonzalez a servir, Sousa dispôs de uma vantagem de 0-30, mas acabaria por deixar fugir o ‘break’. O mesmo não aconteceu nos dois seguintes jogos de serviço do colombiano, que João Sousa ‘quebrou’ com inesperada facilidade.

No seu serviço, o português deu poucas hipóteses no ‘set’ inicial, fechando vários jogos com Gonzalez em branco.

O parcial acabaria 6-2. O segundo ‘set’ trouxe um Alejandro Gonzalez diferente, a servir com mais potência e acerto e determinado a quebrar rapidamente o serviço de Sousa. Assim aconteceu, logo no primeiro jogo de serviço do português.

João Sousa ainda tentou devolver o ‘break’ num longo quinto jogo, com o resultado em 3-1, no qual dispôs de sete oportunidades para o fazer. No sétimo ponto de ‘break’, Gonzalez devolveu uma bola à linha, o juiz deu "dentro" e Sousa contestou, mas o árbitro principal não lhe deu nem a razão nem o ponto que daria o jogo.

Não aconteceu ao quinto, aconteceu ao sétimo. Sempre muito concentrado e a cometer poucos erros, João Sousa raras vezes perdoou uma resposta fraca de Gonzalez, castigando logo em seguida com uma pancada forte - quer de esquerda quer de direita - a concluir o ponto.

Com jogo de serviço para empatar a 4-4, João Sousa teve de anular dois pontos de ‘break’, mas complicou a vida com duas duplas faltas (as únicas que fez em todo o jogo) no pior momento. Acabaria por fechar o jogo nas vantagens, mas não sem dificuldade.

Ao 12º jogo, a servir para levar o ‘set’ para o ‘tie-break’, João Sousa cometeu quatro erros, devolvendo a bola para fora, e entregou o parcial ao colombiano.

No ‘set’ decisivo, Alejandro Gonzalez revelou-se mais forte. Os dois tenistas optaram por fazer trocas de bola mais longas, do fundo do corte, mas os erros foram-se acumulando de parte a parte.

O mais prejudicado acabou por ser João Sousa, que perdeu o seu serviço no quarto e oitavo jogos. "Não tenho força, não tenho força!", gritou o português ao seu treinador, na bancada, depois de colocar mais uma bola, a decisiva, na rede.

No oitavo jogo do ‘set’ decisivo, Alejandro Gonzalez quebrou outra vez o serviço ao português e arrumou a questão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.